O telemóvel sempre atrapalha a condução

Conversar ao Telemóvel Distrai Condutores, Mesmo com “Mãos Livres”

Segunda-feira, 15 de Novembro de 2004, no PÚBLICO

Estudo mostra que automobilistas levam mais tempo a reagir

Depois de as autoridades terem proibido o uso de telemóveis durante a condução, cientistas da Universidade de Illinois, no EUA, vêm apontar os perigos dos sistemas “mãos livres” – a solução encontrada por muitos automobilistas para comunicar enquanto andam de carro.

Experiências levadas a cabo numa sala de realidade virtual no Instituto Beckman para as Ciências e Tecnologias Avançadas, mostram que os condutores ficam perigosamente distraídos.

Foram testados 14 condutores jovens (média de idades de 21,4 anos) com pelo menos um ano de carta e outros 14 mais velhos e experientes (média de idades de 68,4). A todos foi pedido para manter conversas reais ao telemóvel, utilizando o sistema “mãos livres”.

Enquanto mantinham uma conversação tinham à sua frente um ecrã com imagens manipuladas do trânsito de Chicago, imagens essas que estavam constantemente a mudar. Os cientistas iam acompanhado o movimento dos olhos dos condutores, à medida que o cenário se ia transformando – que reacções provocaria uma criança a correr no trajecto ou uma simples mudança de cor ou brilho no cenário?

Arthur F. Kramer, professor de psicologia, responde: “O que verificámos foi que tanto os jovens como os adultos mais velhos tendem a mostrar um défice de ‘performance’. Cometem mais erros a detectar mudanças importantes para a condução e levam mais tempo a reagir a elas”.

“Falamos de uma questão de segundos e não de milésimas de segundo”, acrescentou.

O problema é que quando se está a conduzir “não nos é dado tempo extra para reagir”. Os jovens saíram-se ainda pior do que os mais experientes.

Anúncios

2 thoughts on “O telemóvel sempre atrapalha a condução

  1. Eu acho tão interessante o termo no ‘teu’ português: “telemóvel”… sei que é exatamente isso que o objeto é… mas, acostumada ao ‘meu’ “celular”(esse sim sem lógica a priori…)Ah, obrigada pela força… mas, é a experiência mais sinistra por qual passei…rsNda.http://caixadepandora31.blogspot.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s