Portugal: Embaixada do Brasil

No Público

Quinta-feira, 03 de Fevereiro de 2005

Alain Minc desvaloriza a crise portuguesa como uma mera “depressão pós-parto” depois do esforço formidável de convergência europeia. Considera que esta crise pôs em evidência a modernidade do sistema constitucional português. Mas à Espanha que vaticina um papel decisivo na Europa e no mundo. Entrevista de Teresa de Sousa (texto) e de Luís Ramos (fotos)

Figura incontornável no meio intelectual francês, Alain Minc tem, desde há décadas, a capacidade de marcar a evolução do mundo com obras que fazem sensação – de “Le Media-choc”, à ” La Mondialisation Heureuse”, de “L’Argent Fou” à “La Vengeance des Nations”. É consultor de empresas e de governos e presidente do Conselho de Administração do jornal parisiense “Le Monde”.

Ele diz assim, a meio da entrevista:

Portugal devia ser a embaixada do Brasil na Europa

Os 200 milhões de pessoas que falam português não nos chegam?

Com o Brasil, vocês têm, em certa medida, a mesma oportunidade (aqui se comparava com a Hispanidade). O problema é que o Portugal parece pequeno no interior do mundo lusófono enquanto a Espanha é rica e grande no interior do mundo hispânico.

E como é que, de Paris, se olha para Portugal?

Com um interesse particular que é de serem a embaixada do Brasil na Europa. E olhe que é um papel muito importante – não o subestime.

Quando penso na futura arquitectura mundial, o Brasil é uma actor extremamente importante para a Europa. Além disso, imagine um país que consegue eleger sucessivamente um verdadeiro intelectual, que foi um grande Presidente, e um verdadeiro sindicalista, que consegue ser Mitterrand sem os erros de Mitterrand – só pode ser um país espantoso.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s