falta de visão

todas as lutas que diabolizem os trabalhadores estrangeiros são lutas totalmente erradas. os trabalhadores estrangeiros podem até ser armas de arremesso do patronato contra os trabalhadores de um país. mas não são os estrangeiros que devem representar o foco da contestação. se – por princípio(s) – já é uma luta errada, as suas consequências também são invocáveis para abrir os olhos de quem cai neste erro. o fechamento coloca os estrangeiros numa situação ainda mais precária e, consequente, ainda mais ao sabor dos apetites dos patrões, que os querem exatamente no limbo da falta de solidariedade e da falta de apoio. assim, sozinhos, aqueles que vêm de fora ficam em maior risco de exploração, o que conduz a uma maior possibilidade dos empregadores oferecerem piores condições de trabalho para todos. a cgtp em portugal, a maior central sindical do país, sempre entendeu a luta a ser feita e sempre abraçou os estrangeiros.

ainda dou outra nota: o quanto se batalhou e se batalha com portugal, europa, estados unidos, mundo, para o reconhecimento, na maior igualdade possível, de profissionais brasileiros. ostracizar no brasil profissionais provenientes de outras paragens só ajuda a enfraquecer a posição dos brasileiros emigrantes no mundo.

toda a minha solidariedade com os trabalhadores estrangeiros no brasil, em todas as áreas. discriminação jamais. igualdade sempre.

chocado e triste com pancartas e faixas discriminatórias, apelando à deportação de estrangeiros em algumas manifestações no brasil. no meio de tantas lutas justas, uma tão estupidamente errada e fora de foco.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s