guiné equatorial na cplp

CASA DO BRASIL LAMENTA A ENTRADA DA GUINÉ EQUATORIAL NA CPLP

A Casa do Brasil de Lisboa, em consonância com as muitas opiniões contrárias à entrada da Guiné Equatorial na CPLP, vindas de muitas personalidades e entidades idóneas e respeitadas na sociedade portuguesa, quer manifestar seu vivo repúdio e tristeza pela admissão de um país, não lusófono, que é campeão do atropelo aos direitos humanos, uma ditadura corrupta e repressiva como poucas neste mundo, com um PIB de primeiro mundo e uma realidade social de quarto.

A Casa do Brasil acompanhou de perto o surgimento da CPLP, projeto impulsionado pelo saudoso Embaixador José Aparecido. Os princípios e ideais da CPLP eram nobres e generosos. Muitos passos positivos foram dados nestes anos, apesar das limitações, em prol do desenvolvimento do diálogo e realização de projetos comuns entre os estados e as sociedades dos países lusófonos.

Lamentamos a posição do governo brasileiro nesta matéria e a propalada mudança da posição do governo português em relação à entrada da Guiné Equatorial na CPLP.

Transformar a CPLP num fórum de negócios ou numa “OPEP lusófona”, como já sonham alguns diplomatas, é a negação de todos os seus princípios fundadores.

Lisboa, 22 de julho de 2014.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s