O envelope

Anna Maria, à beira de casa, curvou-se. Anna, porque paraste no meio da rua? Esqueceste que estás grávida? – disse-lhe o marido, Leopold. Anna levantou-se e mostrou um envelope fechado com um selo em forma de clave de sol.
Já em casa, Anna analisou o envelope. Verificando não ter remetente ou destinatário, rompeu o lacre.
“Vienna, 10 de Dezembro de 1705
Prezado Joseph,
A música é o melhor instrumento para transmitir todos os sentimentos, todas as paixões, todo o sofrimento, todo o amor e até (se bem entenderes os exercícios que te envio) toda a verdade.
Estas partituras, que seguem em conjunto, não se destinam a trabalhar a técnica em si. Antes, capacitam a sensibilidade, a compreensão da chave maior, a essência da música.
Não me alongarei. O resto das minhas palavras estão encerradas nas pautas que encaminho. Certamente saberás interpretá-las em cada nota, em cada pausa, em cada melodia e em cada andamento.
Peço-te, apenas, que guardes com todo o cuidado este material. Está em minha família há gerações. Já ouvimos grandes músicos que estudaram com o que tens neste momento em mãos.
Daqui a algumas semanas estarei em Salzburgo para visitar-te. Trata bem do Albert, a quem incumbi a entrega desta carta.
Um abraço,
Karl”
Anna leu e releu a carta, olhou as pautas. Não compreendia como uma missiva de há cinquenta anos, provavelmente perdida, pudesse ter ido parar intacta à frente de sua casa, na Rua Getreidgasse. Leopold, por seu turno, garantiu não conhecer no seu meio – o musical – nenhuma das pessoas referidas. Este Albert perdeu as pautas, grande mensageiro!, ironizou.
Então Anna, apesar de intrigada, olhou para o seu ventre e disse: minha Josephine ou meu Amadeus, parece que tens aqui, à tua espera, tudo o que necessitas para te transformares num génio musical.

Anúncios

One thought on “O envelope

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s