João António

Chorava por tudo e sobretudo por nada. Assim era João António, contou o velho índio Raoni às crianças de sua aldeia.
João António era soldado da Guarda Real de Dom Manuel I. No entanto, odiava a sua tarefa, que implicava agredir pessoas e até matá-las. Doía-lhe, fazia-lhe mal. Não podia mais viver assim e alistou-se como marinheiro de Pedro Álvares Cabral. Chorou comovido quando lhe comunicaram que integraria a Caravela São Gabriel. Literalmente, novos horizontes atravessaram-se em sua vida.
Dias difíceis o esperavam no mar: dureza de trabalho, privações, tempestades. João era um poço de força, sendo um dos pilares mais sólidos de sua embarcação. Acreditava que estavam no rumo de uma nova vida, num novo lugar.
No dia 22 de abril, avistaram terra. João António comemorou com seu amigo Pero Vaz o descobrimento do mundo que sempre procurara: um mundo onde a inocência e a natureza imperavam em paz. Um sonho. As lágrimas banharam o rosto de João, emocionado.
O desembarque trouxe dias imensamente felizes, de convívio com a novidade, com a forma de ser daqueles indígenas, com tão belas vivências. A esperança parecia ter-se tornado realidade.
Um dia, após João esculpir um santinho numa pequena capela, o representante da Coroa o abordou: João, és inesgotável no nosso projeto de civilização. Queremos honrar-te e fazer-te Comandante da Guarda Real nas Terras de Vera Cruz. Sei que te dás bem com os índios, ajuda-nos a discipliná-los.
Diz-se que quando ouviu a proposta, João correu para a floresta. Chorava de dor, antecipando o fim de um sonho. Nunca mais o encontraram. A Coroa, ofendida, apagou-o dos registos, alegando que tinha virado índio.
Raoni, terá este homem com um coração tão bom, vindo mesmo para junto de nós? Onde andará?, perguntou a pequena índia Jaciara.
Raoni não conseguiu responder, chorando de alegria.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s