A maldição de Brutus

A verdade serve para muito pouco, na verdade. As palavras de Marco António soaram na sala com paredes de mármore. António prosseguiu: Vocês mataram César! Um Deus! Um Deus não pode ser assassinado por homens!

Ouvidas estas palavras, Brutus e Caio Cássio desceram o Monte Palatino a tentar transparecer calma. As suas almas estavam em pânico. Temiam pelas suas vidas. Temiam por Roma.

Mentiras! Otaviano e Marco António querem virar os romanos contra nós! Tratam-nos como assassinos! A nós, que libertamos a cidade eterna de um tirano! Marco António sabe que esta é a verdade e escarneceu dela, com jogos de palavras! Que seja amaldiçoado, que sua frase o persiga!, gritou Brutus, desesperado, numa reunião convocada pelos conspiradores da morte de César, numa taberna mal frequentada no Aventino. Mataram a César, mas não tinham qualquer plano para o que sucederia a seguir. Restava apenas fugir, para Oriente.

Anos depois, Marco António e Otaviano, agora Augusto, encontravam-se no Egito, para conversações. Eram os senhores de Roma, juntamente com Lépido, num triunvirato apodrecido. Brutus e Cássio eram apenas história, depois das suas eliminações.

Marco António iniciou: Otaviano, não reneguei nossa pátria e não pretendo impor a cultura egípcia à romana. Tu sabes disso. O que andaste a inventar na iluminada Roma, enquanto estou aqui em Alexandria?

Augusto respondeu: Sei que é verdadeiro o teu amor por Roma e que a tua paixão por Cleópatra não significa desprezo pelos romanos. Confesso que aprendi muito contigo, querido amigo. Augusto fez uma pausa, riu-se e continuou. É tão útil aquele teu ensinamento: “a verdade serve para muito pouco, na verdade”. António, sugiro que rezes para o Deus Rá, porque a nossa Deusa Fortuna abandonou-te. Quero ser Imperador e o povo apoia-me. Tu e Cleópatra têm os vossos dias de luxo contados.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s