a “fuga”

No início parecia uma fuga. Mas era a forma errada de abordar o que eu estava a fazer. Era deixar o medo tomar conta de um sentimento muito maior. Buscar um sonho não é uma fuga. Tomar as rédeas da vida com as duas mãos, pegar a estrada e esperar no fim dela um abraço, não é uma fuga. A vida não tem fugas. Cada opção que se pareça com uma “fuga” é, ela própria, o caminho visto no seu todo.
É certo. Quando saí da Administração e fui para a China, sem dizer nada para ninguém, pareceu uma desistência. Pareceu que não tinha estofo para a vida profissional selvagem, anárquica e concorrencial de Nova-York. Na verdade, não tinha era vida para esta vida. Todos queriam os lugares de topo, ganhar dinheiro, serem os donos do planeta. A competição era tanta que as pessoas nem sabiam a razão que as movia. Trabalhava-se durante a semana, durante o fim-de-semana, nos feriados. E depois, alguns, e apenas alguns, conseguiam elaborar a questão: para quê?
Esta procura de justificação, esta insatisfação, levou-me longe. Os questionamentos multiplicaram-se. As perguntas quase ultrapassaram a minha capacidade de encaixe. Quase acabei em depressão. Mas depois, um sopro de prática, uma inspiração, ofereceu-me o que eu precisava: uma vontade inabalável de mudança, um saber orientado para a ação. Transformei os meus sonhos em bússolas e guiei-me por eles.
Por isso, no dia em que iniciei aquela caminhada, não era nem sequer um começo. Era um culminar, um ponto de chegada. A partir dali, todas as portas se abriram. Cheguei a Beijing trazendo paixão e já não vivo da especulação bolsista, mas sim dos meus desenhos – agora com temáticas orientais.
E, pasme-se, o abraço no fim da estrada estava cá, guardado pela linda Liang, que conheci na chegada.

O Mark escreveu ao pai dele apenas quando chegou à China. Pode ler-se a carta aqui.

Deixe uma Resposta

