A troca

Adelaide acordou pensando naquele sonho. Imensas pessoas a olharem para ela, à espera que ela falasse. E ela não tinha voz. Havia despertado no momento em que um homem barbudo, ameaçador, aproximava-se dela. Que pesadelo, pensou, enquanto lia as notas que tinha preparado para a sua intervenção na conferência que decorria daqui a minutos sobre a sua especialidade, terapia da fala.

Saiu de casa e partiu em direção à Universidade. No caminho ouviu as notícias em seu carro. Estacionou atrasada, como sempre. Correu para a sala e, com o painel já a decorrer, sentou-se. Cumprimentou as pessoas com um aceno.

Adelaide ouviu as outras duas oradoras que falavam antes de si. Uma delas tinha vindo de Inglaterra para participar no evento. Minutos depois, a moderadora passou a palavra para Adelaide.

Quando Adelaide abriu a boca para falar, nenhum som saiu. Nada. Apenas mexia a boca. O horror tomou conta dos seus pensamentos. Estava muda. Muda numa conferência daquela importância. E pior: a terapeuta da fala sofria do próprio mal que tratava. Já não era a autora dos seus livros, era um dos casos retratados neles. Trocara de lugar.

Um burburinho correu na sala. Todos estavam perplexos. Muitos não compreendiam o que se passava. Alguns achavam que era uma brincadeira. A moderadora olhou para Adelaide, tentando compreender a situação.

E então entrou um senhor de barbas compridas na sala. Tinha um ar sujo e vestia roupas velhas. Vinha focado em Adelaide. Ao aproximar-se, retirou do bolso um spray com o nome “Adelaide” e, de seguida, lançou-lhe um vapor contra a face. Adelaide gritou. Voltara a falar.

Desculpe o mau jeito, mas acordou antes do tempo. Queria ter devolvido sua voz durante o sonho, disse o homem, antes de virar as costas e abandonar a sala.

[talvez o velho seja este aqui, deste texto de setembro de 2003]

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s