Ausência

Querido Paul,

Desde há uma semana que chove sem parar. As colinas não sabem para onde desaguar todo este mar que desce pelo Bairro Alto em direção ao Cais do Sodré, fazendo uma pequena escala pelo Camões. Vejo também São Jorge atrapalhado com a tempestade que se instalou sobre as muralhas que guarda. Parece que uma nuvem está instalada dentro do Castelo.

Sei que deves estar feliz em Veneza, perdendo-te nos seus labirintos orientados para a linda Praça de São Marco. Passeando nestas pontes infinitas, nestes recantos que tudo escondem e tudo revelam. Mas talvez às vezes te assalte o mesmo vazio que se instalou aqui na nossa linda Lisboa.

Outro dia, caminhando nos Jardins da Gulbenkian, tive a impressão que os próprios patos falavam o teu nome e sentiam a perda, a tua ausência. Sei que a tua ida foi necessária, sei que não podias negar uma oportunidade do tamanho destes cubos de mármore gigantescos, sobre os quais lanças a tua arte. Não gosto de falar nisso, sei que ficas triste, mas fica o meu desabafo. Maldita a hora em que nosso país faliu e as oportunidades laborais passaram a acarretar a distância e a destruição das famílias.

Aqui, além de mim e de Lisboa, também o nosso pequeno Diogo sente a tua falta. Tenho instigado a cultura em suas brincadeiras. Já sabe toda a história da Mona Lisa, da perspetiva no renascimento e, pasme-se, faz desenhos lindos, como os teus. Perguntou-me se pode utilizar os teus lápis e eu autorizei. Há problema?

Meu querido Paul, Lisboa chora. Eu choro. Sei que choras ao ler este email. No entanto, cada minuto que passa é menos um minuto na triste e eterna contagem decrescente a que estamos sujeitos. Já estamos quase no Natal.

Um beijo grande,

E até breve,

Sophie

Deixe uma Resposta

