O comboio de Piazolla

Não se conseguia perceber de onde vinha o comboio. As primeiras pessoas o viram logo após Vila Franca. Dali foi sendo acompanhado pelas autoridades. Na linda Gare do Oriente, de Calatrava, solicitou-se que parasse. A ordem foi ignorada. Com urgência preparou-se a sua chegada a Santa Apolónia. O alívio de ver as carruagens pararem na estação foi rapidamente substituído por surpresa. Nem maquinistas, nem pessoas, nem malas. Nada. O comboio estava completamente vazio.

A procura de respostas levou a mais intrigantes factos: o comboio tinha como destino a Estação Retiro, em Buenos Aires. E tinha uma linha de pauta pintada nele todo. Começava na última carruagem, passava pelas outras e terminava na locomotiva. Contatou-se a Argentina e o mistério ainda adensou-se mais: um comboio igual – e com uma pauta! – havia desaparecido, recentemente.

Jose, mestre do bandoneón, acabava de chegar a Lisboa. Vinha de Sevilha. Estava em tour ibérica, com a sua banda. Olhou as carruagens e o aparato policial. Caminhou pela plataforma, lentamente. Até que parou e pegou no bandoneón. Xavi pegou no violoncelo, Ernesto na guitarra e começaram a interpretar a música. Paula entrou a seguir, com as palavras: Vuelvo al Sur, como se vuelve siempre al amor, vuelvo a vos, con mi deseo, con mi temor.

Ao fim da música os motores ligaram-se. Vuelvo al sur passou a figurar na placa de destino do comboio, que iniciou a marcha. Jose, Xavi, Ernesto e Paula, inadvertidamente, correram para dentro dele. Estupefatos, todos viram a saída das carruagens da estação, que, poucos metros depois, evaporaram-se.

Na gare lisboeta as colunas foram tomadas pelas melodias de Piazzolla, durante todo o dia, apesar de inúmeras tentativas para desligá-las.

Naquele mesmo dia, o comboio ressurgia próximo a Buenos Aires. O tour da banda de Jose terminava.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s