Compostela – Baires

O que mais custa é continuar. Uma caravela contra o vento, não possuindo nada mais do que o caminho percorrido. Larguei minha vida em Santiago de Compostela, ainda perco-me em pensamento nas ruas contíguas à Catedral, acordo a sonhar com os seus telhados. Desperto a mirar a escadaria que separa a Quintana de Mortos da Quintana dos Vivos.

Estou vivo. É de desafio que meu quotidiano é feito, no mundo novo construído em estilo europeu, na minha nova casa, Buenos Aires. O destemor da chegada na Estação Retiro é hoje mais condescendente com a melancolia das rosas dos Bosques de Palermo. Admito, neste chuvoso e gelado dia. Prossigo, no entanto, apesar da longínqua melodia celta que ocasionalmente ouço nas ventanias vindas da velha Europa, vindas da minha terra, do meu balcão de bar na Casa das Crechas.

O Manuel escreveu um dia num guardanapo, que as saudades de um passado bonito deviam ter o dom de só trazer alegrias. Rio-me desta criança ao meu lado, Breogan diz-me ser seu nome. Esta criança portenha levou-me em linha direta, do Teatro Colón até à Praça do Obradoiro.

Este café, com a companhia do sumo de laranja e do livro de Cortazar, esta busca que me trouxe até aqui, o desespero do desemprego. Esta minha nova pátria argentina tudo tem e tudo faz para acolher-me. Borges, estivesse ele vivo aqui à minha frente, diria o mesmo que o Senhor Manuel. E eu diria: assim devia ser, mas a vida prega-nos rasteiras. O inocente Breogan nada sabe da Torre de Hércules . E Jorge, seguramente, lembraria que somos do lugar onde estamos, mas levamos cravejados no peito e nas costas todo o percurso que nos leva a lá chegar. E, nossos pés são as raízes mais profundas do tempo e entrelaçam-se em nosso coração.

Deixe uma Resposta

