O dom

As tonalidades da voz revelam a sua verdade, o seu sentimento, as intenções de cada um. As mãos dele conseguem ler tudo. Pressentem as motivações escondidas nos movimentos de cada pessoa. Nada se esconde da sua compreensão que ultrapassa as nossas capacidades.

Tinha todos estes poderes mas não via. Era cego. Trocava tudo. Trocava este meu “dom” pelos olhos mais imperfeitos da terra. Jamais vi os olhos da mulher que amo, jamais vi a sua boca. Jamais vi a face do meu melhor amigo, apesar de apenas com o toque decifrar toda a profundidade das pessoas.

Outros sábios procuravam este homem que tudo pressentia. Invejavam-no. Como queríamos ter esta aptidão, para percebermos melhor o mundo.

O cego sábio acendia então um incenso e discursava. Sinto o cheiro deste incenso. Com o meu tato sinto a sua superfície. Através do aroma que ele liberta consigo alcançar todos os que o manusearam. Mas não se iludam com poderes vãos. Sabedorias pífias. A verdade é que nunca vi um nascer ou um pôr-do-sol. Nunca vi as estrelas no céu.

As crianças do seu povoado eram trazidas para junto dele, pelos seus pais. Queriam que privassem com a sabedoria mais ampla que era conhecida. Queriam que fossem educados por um filósofo com uma envergadura ética inatacável, de moralidade ímpar. Desejamos que as nossas crianças tenham as suas qualidades, excelência. Que aprendam também a pressentir.

E o sábio voltava a alertar, sem se cansar: Olham para mim e só querem ver as minhas estranhas competências. Nem sempre é bom, e é até desnecessário, conhecermos todas as reservas de cada um. Porém, o pior é estar encarcerado nesta sinuosa irrespirável solidão. Tão maior e inóspita quanto mais percebo esta avidez por qualidades que me foram impostas pela mais profunda maldição.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s