Liberdade

O sol iluminava o horizonte. A sua luz apoderou-se da praia. Mabel e Pedro acordaram cedo, ainda sobressaltados. Sentaram-se à beira-mar e deram as mãos. Choraram de mágoa e de saudades.

Tinham deixado tudo para trás. Leram livros errados, tinham ideias erradas. Acreditavam que outro mundo era possível. Sabiam que aquela ditadura sanguinária tinha de ter um fim. Numa tarde chuvosa, depois de receberem uma nova leva de livros, Pedro reparou que um senhor de bigodes olhava para a janela. Segundos depois, um carro preto o recolhia na rua. Tinham sido descobertos, era quase certo.

Passados dez minutos, Pedro e Mabel saíam da casa onde moravam há 20 anos. Por precaução atravessaram as ruas menos transitadas do centro de Porto Alegre até chegar à Rodoviária, onde apanharam o primeiro autocarro para fora da cidade. Calhou irem até Ijuí, terra argilosa. De lá planearam a saída do Estado, a travessia do Rio Uruguai para a Argentina.

No fim da viagem, o acaso os trouxera para a cidade de Mar del Plata. A quebra de qualquer racionalidade na fuga foi determinante. Nem sequer os camaradas de partido podiam imaginar onde estavam. Naquela praia tinham tudo o que precisavam. Tinham muitos pesos argentinos no bolso, para os primeiros tempos. Mas tinham sobretudo a liberdade e a vontade de não claudicar diante das terríveis ditaduras sul americanas.

Em pouco tempo abriram um pequeno restaurante, mesmo perto da praia. Chamaram-lhe Gaivota. Durante o dia eram José e Rute, nomes que adotaram na sua nova vida. Quando a noite caía, voltavam a ser o que eram. As madrugadas eram passadas a escrever, para não esquecer.

Décadas depois, caíram os regimes assassinos. Junto dos amigos sobreviventes, deram as mãos e choraram de alegria, enquanto viam ser reinaugurado o restaurante, com o nome desde sempre desejado: Liberdade.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s