Pax

Osvaldo deu um salto, entornando o seu caldo de cana no chão do Parque da Redenção, em Porto Alegre. Um poodle sentara no seu colo. De onde teria vindo? O animal olhava-o. Tinha uma placa ao pescoço. Dizia “Pax” e tinha um número de telefone gravado. Pegou no seu telemóvel e ligou. Do outro lado, o voicemail recitou uma morada: Avenida Bagé 1220. Seu coração disparou. Era o primeiro endereço que lembrava ter vivido, tinha ele 4 ou 5 anos de idade. Atualmente, o pinheiro onde sempre brincou era o único sobrevivente dos tempos passados. Um edifício havia germinado sobre os escombros de sua casa.

Atravessou a cidade. Num pulo chegou a Petrópolis e à Avenida Bagé. Estacionou, contornou o carro para recolher o pequeno cão e quase desmaiou quando virou-se. A sua casa de infância estava à sua frente, reconstruída. Pensando estar em delírio, caminhou até à porta, tocou à campainha. Um rapaz o atendeu. O seu irmão, numa versão 30 anos mais nova, abriu-lhe a porta. Diga? Osvaldo não respondeu logo, gaguejou. Estava num misto de alegria, choque, excitação e passividade. Conseguiu comunicar: encontrei a “Pax” na Redenção.

Daí, Osvaldo ouviu aquela voz. Era ele. Chegou à porta, rindo. Vejo que estás bem, Osvaldo. Mandei a Pax à tua procura.

O seu pai convidou-o para entrar. Sentaram-se nos sofás castanhos. A mesa de vidro estava no mesmo lugar. O gira-discos tocava o Calhambeque de Roberto Carlos. O pinheiro, à frente de casa, mantinha-se sereno e persistente. Seu pai falou: É verdade, nunca tivemos este cão. Mas eu precisava despedir-me de ti. O lugar do futuro não é no passado e o passado não deve tomar o futuro.

[e pela primeira vez ganhei uma jornada. foi publicado também aqui.]

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s