O último dia

Amigas, amigos, alunas, alunos,

Hoje, como sabem, deixo de dar aulas. Todos reconhecem que a dúvida orientou a minha vida e as minhas aulas. Por isso, ao acordar, tinha dúvidas se era mesmo hoje que abandonaria as salas deste lindo edifício. O “talvez” sempre foi o melhor amigo deste vosso professor de filosofia.

Neste último dia aqui na faculdade, deixo-vos uma certeza: são sobretudo as dúvidas que vos farão andar e descobrir o mundo. Serão as dúvidas que irão levar esta universidade ao progresso. É a busca que nos traz a modernidade e não os dogmatismos. É preciso um extremo cuidado para não nos perdermos no pessimismo trajado de realismo, no imobilismo travestido em peles de pragmatismo. O saber está escondido na dúvida, no questionamento. O académico deve ser como um mineiro que está sempre escavando o chão. Deve bater-se mais por questionar as suas próprias ideias do que vendê-las como verdades inquestionáveis.

Ai, a verdade! Cada um de nós carrega a sua. Cada olho vê apenas uma pequena parcela dela! Nem Platão, nem Aristóteles, nem Kant, nem Hegel, nem Habermas, nem tudo o que se fez até hoje na filosofia permitiu-nos alcançá-la! Não aceitem dogmatismos!, diz este vosso professor, ao mesmo tempo que tropeça num paradoxo. Estamos há dois mil anos em busca da verdade. Mas a verdade está escondida na sua própria busca. Numa nota mais otimista, sublinho que a procura da verdade permite-nos, pelo menos, saber que há caminhos que podemos fazer que são mais justos e humanos do que outros. São vocês, queridos alunos, que devem lutar para que a palavra humanidade tenha um sentido mais humano. A chave da vitória da humanidade sobre a desumanidade está nos vossos escritos, nos vossos estudos.

Finalizo com outra das poucas certezas que tenho: quero abraçar-vos a todos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s