Sem princípio

Sabes que aos domingos os meus hábitos são estanques como a vista do Grand Canyon. Gosto de acordar, pegar na caneta e no bloco de notas. A seguir compro o jornal e vou para o Miradouro da Graça. Peço meu café “sem princípio” e deixo-me ficar. Leio, escrevo e perco-me na paisagem de Lisboa. É impossível não esmiuçá-la detalhadamente. Imagino as vidas que decorrem em cada uma das ruas, travessas. Aquela mãe, com aquele carrinho de bebé, navegando com dificuldade as ruas empedradas, aquele senhor a vender castanhas, aquele jovem que compra as castanhas e que, se repararmos bem, está a agarrar um ramo de flores. Para quem será?

Lembras o dia em que te mostrei que conseguia ver, no lado oposto, o Miradouro São Pedro de Alcântara e a montra da nossa pastelaria favorita? Ela ainda está lá, apesar de a gerência ter mudado. Daqui, porém, tudo permanece igual, intocado.

Sei que fizeste força para que as minhas rotinas fossem alteradas. Sei que ficaste exasperada com as minhas manias e obsessões. Ficaste desapontada por eu não trocar o meu miradouro por nada. Não podia ceder. Estava – e estou – demasiado apaixonado pelo casario, pelas vidas imaginárias, pelas minhas reflexões. Estático deambular pela cidade.

Por vezes nem sei bem se estiveste aqui comigo. Depois olho para esta marca que deixaste, quando o teu lápis fugiu do papel e rabiscou a mesa, eternizando o momento. O desenho que resultou também é uma marca da tua presença. Agradeço-te. A “tua” Igreja da Graça em tons de carvão ilumina a minha secretária, os meus dias de trabalho. Preto e branco, ao mesmo tempo colorido e refrescante.

Por aqui sigo. Meus hábitos e minhas rotinas. Meu mundo em meu miradouro. Estou à tua espera para que, desta vez, consigas levar-me daqui.

Deixe uma Resposta

