Kairam

A criança vai morrer, nem percam tempo, foi o primeiro que ouviram à chegada à Ilha de Lesbos. Zunir e Aleta traziam os rostos estampados com a mais profunda tristeza. O pequeno Kairam, filho do casal, chegara com uma hipotermia muito avançada. Quando avistaram um médico, no fim de uma fila quilométrica, dois policiais armados até aos dentes, com fardas semelhantes a armaduras e máscaras apropriadas para uma peste, os impediram de alcançar ajuda. Não há nada a fazer. Ali atrás há um cemitério.

Há muito tempo o horror deixou de ficar confinado às catacumbas de onde não devia ter saído. Agora circula livremente, insaciável, no Mar Mediterrâneo e nas fronteiras. Contaminou com o vírus do ódio, da ignorância, os povos da Europa. Os europeus esqueceram das guerras que arrasaram as suas cidades. Esqueceram que já tiveram de fugir das suas casas, tiveram de deixar tudo para trás, para ter o que comer, para fugir das bombas e dos campos de concentração. A Europa perdeu a memória e a piedade.

O guarda de fronteira, Joseph, postou-se na frente do casal e do filho. Indicou-lhes o caminho para longe do médico. Aleta e Zunir foram atrás, com o seu filho no colo. O telefone do guarda tocou: então filha, estás melhor da constipação? Estou preocupado contigo. Desligado o telemóvel ouviu-se: espero que a sua filha recupere depressa. Zunir foi quem o disse, deixando Joseph desconcertado. O guarda deu mais alguns passos, pegou em Kairam e o levou para um abrigo, não sei se ainda conseguimos fazer algo.

Horas mais tarde, a criança retomou os sentidos. Olhou para todos aqueles policiais enfiados em suas vestimentas. Joseph tirou o seu capacete, mostrando a face. Kairam olhou para a mãe admirado. Estas baratas gigantes conseguem tirar a carapaça?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s