o bilhete

Um papel estranho saltou do meio dos talões de multibanco. Quando abrires os olhos verás, dizia. Letras estilizadas em cor vermelha. Odete pegou o espelho de sua bolsa e mirou os olhos. Os seus olhos estariam fechados? Como teria aparecido este papel em sua carteira? Deitou o papel no lixo.

Domingo de manhã, na Ribeira das Naus, Odete faz uma pausa no passeio de bicicleta. Senta-se à beira do Tejo, olha um cacilheiro que vagarosamente cruza o rio. Um papel está preso entre os seus ténis e o pedal da bicicleta. Ao retirar, o seu coração dispara: quando abrires os olhos verás. Em pânico deitou o papel à água, picando-o em vários pedaços. Sentia-se observada, invadida.

Já em casa, em segurança e descontraída, preparou um chá para enfrentar as últimas horas de domingo. Virou o bule, mas a água não escorria. Ao colocar a colher para perceber se o saquinho do chá impedia a água de sair, retirou vários papelinhos. Não podia acreditar. Como um puzzle aterrorizante, viu os papéis que durante a manhã havia atirado ao Tejo. As mesmas letras vermelhas: quando abrires os olhos verás.

Odete sentou-se no sofá. Tremia sem parar. Suava frio. Deu um salto quando a campainha tocou. Ficou sentada, expectante. Não queria atender. A campainha voltou a soar. Odete buscou a faca da cozinha.

Ouviu a porta a ser forçada, a fechadura a ser cuidadosamente desfeita. Odete empunhava a faca. Aprenderia a usá-la no pescoço de quem a perseguia.

A porta abriu-se. Seu irmão, Pedro, apareceu. Odete, aliviada, gritou-lhe furiosamente: Seu palerma, assustaste-me! Pedro pediu-lhe desculpa: pensei que estavas sem conseguir abrir a porta.

Sentaram-se. Odete, mais calma, disse ao seu irmão: Sei que gostas de pregar partidas, mas esta do bilhete é assustadora.

Pedro virou o olhar para a irmã, desconcertado: que bilhete?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s