Pedra da Ursa

Sentir aquele sentir, aquele momento. Reacender as memórias de um tempo em que aquele sentir era diário. Todas as alegrias foram forjadas no metal mais precioso. A única dor que experimentamos foi a da distância, nunca a da presença. Confidenciei um dia com os meus botões: queria sentir aquela alegria outra vez. Os meus botões entenderam-me completamente. Talvez a camisola fosse tua.

Apesar de nunca mais sentir aquele sentir de forma permanente, sempre tive esperanças que fosse possível senti-lo de novo. Crença de que deixando o tempo passar, assim como o pasto volta a crescer, como o algodão acaba sempre por tomar o ar, tudo voltaria a ser como era. Era o desejo, a esperança, a expetativa. Venha este sentir, este abraçar.

No Cabo da Roca olhava a pedra da ursa a olhar para os seus supostos filhotes. Uma corrida eterna, feita de petrificação, no incessante movimento das águas. A ursa não se queixava, eternizada ao lado da família. O vento então levantou e uma onda mostrou as pequenas pedrinhas no fundo do mar. Há vinte anos estávamos ali, tínhamos o futuro todo pela frente, tudo era a novidade que nos assaltava e que nos acrescentava. Pude sentir a energia que me permitiu subir aqueles montes sem ter medo do abismo. Sempre tive medo de alturas.

A pedra da ursa mexeu-se hoje de manhã. Foi estranho. Um raio no meio de uma tempestade atingiu-a. A eletricidade deve ter chegado à água e às pedras, seus filhotes, que por ali movem-se paradas. E veio-me novamente à mente aquele sentir, que pensei estar perdido. Não sei se quando olhas para uma tempestade consegues também sentir aquele sentir. Aquele sentir que nos une de maneira perene. Em qualquer abismo, em qualquer praia, em qualquer circunstância, somos irmãos.

Anúncios

One thought on “Pedra da Ursa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s