Futuro

A paisagem verde, as quintas e os celeiros a fugir-lhe da vista, a arrastar-se no horizonte, como se fossem levadas na correnteza de um rio. Podia imaginar-se parada e o entorno a mover-se. O livro havia sido interrompido para um café com o sabor amargo e doce da saudade. Foi para adoçar os momentos que o açúcar surgiu. Aquele pacote com a fotografia da Torre de Belém servia para isso, todo ele. Desde a foto até ao último grão, este pacote havia sido projetado para ela, para aquele comboio, para aquela janela.

Lisboa estava longe. Erguia-se na ponta da via-férrea que ficava para trás, a cada instante distanciava-se mais. A incógnita a esperava no final da linha. Não era fácil deixar a família e as suas amizades. Estava cansada de não ter trabalho, de não ter a sua vida.

O lugar era o menos importante. Precisava de se mexer, de partir, de tentar. O sítio para onde ela ia, só ela é que sabia. O sorriso invadiu-lhe o rosto ao mesmo tempo que o sol se punha. De manhã tiraria as malas do comboio e da estação iria a pé para aquela praça que vira na internet. Um chão empedrado com um canteiro grande de flores amarelas adornando os edifícios seculares. Sentar-se-ia no banco de jardim, olharia para o céu e dali recomeçaria tudo.

A noite chegou. Pegou novamente no seu livro e perdeu-se nele. Pouco acompanhava do enredo, pois estava sobretudo apaixonada pela cidade onde ele decorria. Talvez fosse um espelho da sua viagem. Sabia que era lá que estava o seu futuro. Sabia que era naquele mapa que tudo iria acontecer: naqueles recantos, naquelas travessas e escadinhas graníticas.

Claro que tinha saudades de Lisboa, já tão longe. Mas o seu sorriso havia regressado.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s