A carta de despedida

Ex.mos trabalhadores e administradores,

Cinquenta anos é muito tempo. Desde que saí da universidade entrego todo o meu trabalho à nossa empresa. Cresci aqui, amadureci aqui. Todo o meu mundo está aqui.

Comecei logo num posto muito alto, porque o meu pai era o maior acionista daqui. Quando ingressei, apesar do capitalismo mentir que promove o mérito, entrei apenas por ser filho de quem sou, como tantas outras pessoas em inúmeras empresas. Tinha um diploma em administração mas faltava-me tudo. Eu apenas pensava no lucro da empresa. Sugeri inúmeros cortes em direitos dos trabalhadores. Compreendia mal que as nossas trabalhadoras tivessem licença de maternidade. Promovi a miséria dos produtores. Comprávamos produtos tão bons, vindos das hortas mais frescas, e eu propunha ao Conselho de Administração pagar uma esmola por eles. Depois, apenas por serem embalados, multiplicávamos por cinquenta vezes o seu valor nas nossas prateleiras. Não imaginam a quantidade de prémios que recebi com a minha desumanidade. Fui administrador do ano vezes sem conta. Premiavam-me e eu não valia nada. Não acrescentei nada ao mundo nem a esta empresa, naquela altura.

Posteriormente já sabem o que aconteceu. Tive um ponto de viragem. Não sei se lembram do episódio em que deitei no ferro-velho todos os meus prémios. Comecei a entender que fazer a diferença está em cada um de nós. Não podemos chorar a morte de Mandela, as suas lutas, e depois andar a disseminar as desigualdades nos sítios onde trabalhamos. A partir de determinado momento entendi o que era o mundo e que apenas na solidariedade é que existe sentido.

Despeço-me sabendo que muitos administradores ficarão aliviados. Sei que a minha voz fará falta a muitos. Aos trabalhadores recomendo o mesmo de sempre: a luta incessante. Muito progredimos nos últimos anos.

Um abraço,

Até sempre,

Gonzalez Gonza

Deixe uma Resposta

