Sim

Não há alegria maior do que transformar um não num sim, uma frase que começa pela negativa e se converte num tom afirmativo, cheio de força, com todo o seu poder transformador. Não sei se todos os nãos são traiçoeiros – muitos são clarificadores, transparentes, criteriosos. Não é bom ouvir um não, mas a verdade é que temos de admitir que são exigentes, responsáveis e disciplinadores. Não gosto de dizer não quando vejo que há tanto para brincar, que os olhos estão sedentos de tocar em todos os artefactos potenciadores de travessuras.

Não dormi bem esta noite, que foi extensa, apesar do mesmo número de horas de todas as outras. Não foi uma insónia – felizmente estas estão ultrapassadas. Não foram problemas de saúde, como hipertensão, taquicardia, gastroenterite. Não foram complicações: foram os carrinhos, a bola, os legos, as brincadeiras, tudo para não dormir, para manter-se desperto, para aproveitarmos os poucos minutos que nos restam, face à distância inevitável que o trabalho impõe. Não é fácil dizer que não para quem, de repente, só com a sua vinda, ofereceu-nos isto tudo, todo este amor, todas estas alegrias, todas estas novas perspetivas. Não me venham com estudos, estereótipos, feelings, o dever ser, para justificar que uma madrugada não se pode transformar num imenso recreio, que uma sala não pode transformar-se num parque de diversões, que a realidade tem de ter supremacia sobre o sonho.

Não transformado em sim, travessas escuras abertas ao oxigénio da vida, criatividade que desabrocha nos muros, como uma vinha que se desencadeia numa parede que, tarde ou cedo, sucumbirá ao peso da dinâmica, da inevitabilidade da mudança.

Não, ele disse, e as pessoas sabiam que aquele portão cederia, porque aquele não era injusto, mesmo que repetido trezentas vezes, pois aquela fechadura não devia estar ali.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s