Concentração de Imigrantes

Concentração Sem Direitos Iguais Todos Perdemos

No dia 3 de Julho, a partir das 14 horas, no Martin Moniz, os imigrantes vão realizar uma acção, promovida pela PIC – Plataforma Imigração e Cidadania, em defesa dos seus direitos e de protesto contra o bloqueio dos processos de legalização e os procedimentos securitários do Estado Português.

A atual lei de imigração é restritiva e impede que milhares de estrangeiros que vivem e trabalham em Portugal se legalizem, continuando a ser este o principal problema com que se debatem milhares de imigrantes. E que assim, permanecem indocumentados, sem direitos, sujeitos ao abuso dos patrões sem escrúpulos; com o reagrupamento familiar sujeito a um tecto salarial e a renovação de documentos constantemente dificultada, para além das outras injustiças e burocracias com que no dia-a-dia são confrontados.

A Lei de Imigração em vigor não pode andar ao sabor das interpretações de cada director nomeado para a dirigir o SEF.
Recentemente, o Despacho nº 7/2016, de 21 de Março, da Diretora Nacional do SEF, veio anular todas as normas até então em vigor relativamente à entrada legal de estrangeiros em Portugal, determinando que só está em condições de iniciar o processo de legalização quem:
– tenha visto Schengen;

– tenha entrado no país dentro do prazo de validade do visto Schengen (15 a 30 dias);
– faça prova dessa entrada junto a autoridade policial portuguesa.

Este Despacho tornou praticamente impossível a qualquer estrangeiro que tenha entrado em Portugal antes de Março de 2016 cumprir com o que agora é exigido. De uma assentada mantém-se ilegalizados cerca de 90% dos imigrantes que se encontravam em processo de legalização, criando uma situação intolerável, de estigmatização e exclusão de milhares de pessoas que procuram o nosso país para trabalhar e viver, fugindo da guerra e da fome, procurando uma vida melhor a que todos têm direito.

Por outro lado, o Despacho também serve para instrumentalizar e policiar os Serviços Públicos, sendo assim orientados pelo SEF no sentido de impedir a inscrição dos imigrantes na Segurança Social e nas Finanças, com o único objectivo de travar os processos de legalização. Ao mesmo tempo que se estabelece uma clara discriminação entre imigrantes ricos – os candidatos aos Vistos Gold – e imigrantes pobres. Os primeiros com tratamento VIP e processos céleres, que podem demorar uma semana, enquanto os outros se vêm sujeitos as restrições de toda a ordem, com processos que podem a demorar três e mais anos.

A enorme carga burocrática, nunca vista, que recai sobre os processos de regularização dos imigrantes é intolerável e discriminatória. Os agendamentos para obtenção de Autorização de Residência ( Artº 123º) encontram-se cancelados até à segunda semana de Dezembro. Os processos de regularização estão a demorar, em média, três anos, para os imigrantes com mais de um ano de trabalho e residência no nosso país.

Por isso, no dia 3 de Julho, os imigrantes vão exigir:
– a r
evogação imediata do Despacho Nº 6/2016, de 21 de Março, do SEF, que impede a legalização dos imigrantes;
a criação de um processo regular e ordinário de legalização de todas e todos os imigrantes;
– que os
processos de legalização deixem de ter a brutal carga da excepcionalidade que dá ao SEF um excessivo poder discricionário e impede os imigrantes de exercer o seu direito de defesa;
– q
ue os processos de regularização dos imigrantes sejam céleres, sem grandes burocracias e assentes num clima de confiança;
– q
ue todas e todos os imigrantes tenham o direito de se inscreverem na Segurança Social e nas Finanças, procederem aos respectivos descontos, independentemente da sua situação jurídica em território nacional.

Via paulojorgevieira.wordpress.com

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s