Pompeii

Havíamos explorado as ruínas, conhecido os recantos de Pompeia. Estava calor. Não tanto como a temperatura da lava que se havia esparramado pela cidade, em 79. E agora, na Arena, aproveitávamos para beber água fresca e comer, sentados nas arquibancadas.
Umas notas soltas surgiram, depois uma melodia arrastada e finalmente o baixo e a bateria entraram, espalhando-se pela aridez do espaço. Olhamos um para o outro. Não havia qualquer explicação. Apenas a música. Uma voz entrou:
Overhead the albatross
Hangs motionless upon the air
And deep beneath the rolling waves
In labyrinths of coral caves
An echo of a distant time
Comes willowing across the sand
And everything is green and submarine
O vocalista cantava sozinho, sem microfone, mas a sua voz enchia todo o espaço. Segundos depois, mais pessoas surgiram no palco. Todos, inclusive um baterista – sentado num pequeno banco de madeira – pareciam tocar outros instrumentos imaginários, guitarras, baixo e teclados. Eram os Pink Floyd.
Tentando aproveitar o momento, apesar de tanta euforia, era assim que estávamos. Demos as mãos para termos a certeza que víamos o mesmo.
Strangers passing in the street
By chance two separate glances meet
And I am you and what I see is me
And do I take you by the hand
And lead you through the land
And help me understand
The best I can
Chegada esta fase da música, os instrumentos, colunas, luzes e amplificadores passaram a estar visíveis. Como era possível os Pink Floyd estarem ali connosco, vindos diretamente de 1972? Levantamos, fomos para a primeira fila, vagarosamente. Ouvimos a música, contemplando aquela aparição, tão real. Quando a canção terminou batemos palmas. Lembro bem da expressão dos elementos da banda para nós, como que a dizer não deviam ter feito isto.
Um segundo depois só o chão árido restava, só o calor. Nada havia a fazer. Continuamos a visita, continuamos a conhecer Pompeia. Fica para sempre na memória.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s