O futuro

Márcia abraçou Jefferson, junto ao lago. Os dois perdiam o olhar, sem saber, no mesmo ponto: um barco a remos encalhado, onde uma família de patos entretinha-se a mordiscar o musgo que havia crescido num remo partido. Lançavam-se à água a seguir.

Jefferson, penso muito em nós, nos últimos meses. Não é fácil estar no desemprego. Foi muito difícil comparecer em todas as sessões de “formação”, que não serviam para nada, que não nos ensinaram nada de novo. Sempre pensei que seriam apenas horas perdidas. Mas não. Serviram para estarmos aqui, disse Márcia, com os olhos agora a focarem um pato que nadava, mergulhava, e voltava à tona, como se estivesse numa aula de natação. Uma criança ia deitando pedaços de pão na água. Toda a fauna submarina também se manifestava: peixes e tartarugas movimentavam-se, disputavam as migalhas que boiavam, influenciavam o mundo que estava para além da sua realidade aquática.

Jefferson respondeu: sabes Márcia, apesar de nos terem ensinado tanto sobre busca ativa de emprego, verdadeiramente empreendedor foi convidares-me para aquele café e chegarmos atrasados à sessão. Sem saber, começamos ali o nosso start-up relacional.

A criança veio até junto dos dois. Estendeu-lhes o pão. Querem pão para dar aos patos? Quando eu dou, as tartarugas e os peixes aproveitam e comem também.

Jefferson e Márcia, conjugados também nos pensamentos. Puxa-se um ponto do novelo da realidade e toda ela começa a alterar-se, sem sabermos onde vai parar, em total imprevisibilidade. A natureza é assim, comandante de um plano imprevisível.

A vida prega partidas, faz surpresas. O que pareciam horas perdidas, transformaram-se em tempos de investimento. Márcia e Jefferson, desempregados, agora tinham muito mais do que as carreiras destruídas pela crise na bolsa de valores. Tinham um ao outro. E todo o futuro.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s