Ledo enfano

Na galeria de arte, Rebeca chamou Brenda de lado. Ambas escolheram uma vodka com limão e estavam meio escondidas atrás de uma escultura de pedra negra: uma cabeça deformada, um corpo quase inexistente, com mãos pequenas e pés largos e achatados.

“É como te digo, Brenda. Enfanei-o”. “Enganaste-o”, corrigiu Brenda. “Não Brenda, enfanei-o. Não foi nada de grave, foi só um pequeno enfano, que, segundo parece-me é assim, tipo um engano mais pequenino”, sublinhou Rebeca.

Brenda estranhou. Parecia que estava a falar com alguma das esculturas. Parecia que a amiga vinha de Marte, com uma linguagem diferente. Articulou uma palavra, depois de um novo gole de vodka, onde aproveitou para colocar uma pequena pedra de gelo na boca. “Explica”, disse, e esmagou o gelo com força, entre os dentes.

“Enfanei-o. Sabes que ele não me tem dado atenção ultimamente. Então, no fim-de-semana passado fiz-lhe um bolo de iogurte, que ele gosta tanto. Mas acrescentei um ingrediente especial, que ele também adora – atenção! Só que ele não costuma tomar aqueles comprimidos com o bolo. Enfim, enquanto ele andou lá a tripar pela casa, a pensar que estava na Lua, eu fui fazer o que precisava. Fui passar a tarde na praia, descansar, relaxar. Lembrar de quem eu sou”, justificou Rebeca. “Várias das obras desta exposição, aliás, ele produziu durante aquela tarde. Fazia muito tempo que não se inspirava tanto”.

“Ah, ok. Percebo que seja só um pequeno enfano então”, disse a amiga, aceitando. “Quantas obras ele produziu viajando nisto?”, perguntou. “Talvez umas dez”, Rebeca respondeu, meio desinteressada enquanto via o marido a ser fotografado para uma revista de arte.

“Acho que devias enfaná-lo mais vezes”, concluiu Brenda.

Deixe uma Resposta

