A ferramenta

Chegou à hora marcada. Samuel vestia um fato cinzento, uma camisa italiana e uma linda gravata. O cabelo estava cuidadosamente penteado. Ao vê-lo, as palmas brotaram das mãos das pessoas que enchiam a sala. O mestre-de-cerimónias aproximou-se. Trouxeste a ferramenta? Ele fez que não com a cabeça. A plateia ficou espantada, uma enorme desilusão. Se trouxesse a ferramenta não chegaria a horas. Mas vim de fato e a gravata tem um belo nó. Reparem.

Atónitos. As pessoas tinham vindo ver a ferramenta. A criatura que a traria pouco importava. Começaram a levantar-se.

Calma!, gritou Samuel, de dentro do seu fato engomado. Eu não trouxe, mas está com uma pessoa. Fizemos assim para eu poder arranjar-me. Levanta-te Alceu. Alceu, de calções, t-shirt e com o cabelo seboso, levantou-se do canto onde estava. Não estava em condições de estar sentado nas bancadas. Trouxe a ferramenta para o palco. Uma parte das pessoas ficou revoltada. Como é possível dar tão pouca dignidade à ferramenta, a ponto de ser trazida por um pedinte?

Chocados. Era assim que agora estavam. Porque não nos disse que isso iria ser assim? Samuel pediu a palavra: posso explicar? Um senhor da fila da frente exaltou-se. Vejam, ele quer apresentar uma justificação! Que vergonha!

Samuel então percebeu. Empunhou a ferramenta e atirou no espaço o raio que ela produzia. Uma luz branca ofuscou os olhos de todos. Tudo flutuava, tudo estava leve. Da ponta da ferramenta começaram a sair diversas palavras. Tolerância, paz, tranquilidade, amor, confiança, respeito. Voavam como pássaros, até atingirem em cheio as pessoas que estavam na sala. E elas começaram a pensar que, se calhar, horários, fatos, penteados e justificações não eram assim tão importantes.

Percebes porque precisávamos da ferramenta? Deste bem, deste banho de valores? Mesmo fora da hora marcada?, disse o mestre-de-cerimónias.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s