O devaneio de Leon

Seu pai o abraçava. Murmurava Menino, meu menino. Leon acordou a transpirar, na noite vazia. O tempo parecia estar parado. Um tempo de perdas, de feridas, de dor. A alegria dos canteiros de flores de sua casa, contrastava com a tristeza que se abatera em sua vida.

Laura aparecera como a sua salvação, passeando no meio das hortênsias. Leon considerava-se cansado, exausto de tudo. Da sua família, do seu trabalho, da sua lavoura. As diversas tardes no lago azulado, na companhia de Laura, rejuvenesceram Leon. Sonhar em vida, explicara ao pai, que se preocupou. Que este sonho não se transforme em pesadelo, disse, não querendo mal ao filho. Leon quis apostar, quis viver. Pai não há segunda hipótese para um sonho, respondeu. O pai olhou para o filho: cuida do que tens.

Largou tudo. Assumiu Laura. Comprometeu-se com a mudança. Abraçou de frente a fonte de um sonho, como quem abraçava a realidade. Quatro semanas, durou a aventura. Laura evaporou-se como uma fonte tremida. Esfumou-se no calor do verão galopante da Andaluzia. Laura era uma miragem, uma ilusão de ótica.

O devaneio de Leon. Seria este o título de uma tragédia que Leon escreveria com o seu próprio sangue. Foi deixado pela sua família, e a sua horta fora atormentada por uma seca sem precedentes. De seguida, veria o seu pai ser levado pela doença prolongada. A sua juventude acabara, trocada por quatro semanas de sonho.

É a isso que chamam solidão. Tudo o que me deram, tiraram-me. Repetia as palavras pela casa vazia, pensando na família. Lembrou dos olhos doces do pai. Ele percebera tudo previamente. Sentou-se no sofá de pele, onde haviam conversado sobre Laura. Com lágrimas a escorrer pela face, desabafou: carregarei as nossas feridas, pai. Mas quero voltar a sonhar com hortênsias.

*Inspirado num poema de Pablo Neruda.

Anúncios

One thought on “O devaneio de Leon

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s