Depois

Depois das quatro da manhã, Duarte acordou sobressaltado com o choro de criança que vinha do sótão da casa. Raramente subia as escadas. Ofegante, nervoso, transpirado, buscou as chaves na gaveta levemente empenada, que guardava objetos com pouco uso. Pisou os degraus, que rangeram com desconfiança perante a sua passada ansiosa. A fechadura e a porta exalaram o pó premonitório de mistério. Entrou no sótão guiado por um choramingar próximo, em presença e em espírito. Em cima de uma caixa de joias, um bebé estava dentro de uma alcofa. Pegou a criança que, com o abraço, parou de chorar. O lugar iluminou-se, com dezenas de velas que se acenderam inexplicavelmente.

Do outro lado da sala, uma porta abriu-se, no cimo de umas escadas que ele desconhecia. “O que fazem aqui em baixo?”, perguntou uma mulher loira, que desceu as escadas. “Aqui em cima, quer dizer”, ele respondeu. “Vejo que não percebeu. Minha cave é o seu sótão. Compreende?”. Os olhos azuis da senhora eram feitos de desafio.

“Não compreendo”, disse Duarte, confuso. “E esta criança?”, completou como em desabafo. A resposta da loira pareceu ser dada pelos olhos, duas brasas azuladas que falavam ao invés da boca: “Este filho não é meu. Esta casa não é tua.”

“Nem tua. Mas deve ser de alguém”, Duarte arriscou esta réplica disparatada. “Um dia vais entender melhor. Eu vim a seguir. É natural a tua ignorância.”, ouviu Duarte da parte da loira, que acrescentou um enigma: “Talvez cedo demais o encontro tenha acontecido”.
Duarte perguntou-lhe o nome. “Um dia o escolherás. Descansa agora, que é quase de manhã”, respondeu a mulher.

“Não compreendo nada”, Duarte confessou, exausto.

O bebé abriu os olhos, de um azul sem igual, e disse: “Talvez te explique depois”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s