Rescisão

Li outra vez a rescisão e a coloquei no envelope. “Carta registada com aviso de receção”. Não é possível prescindir da vida. No corredor, o odor a spray lavanda purifica o cheiro à humidade – desta afasto-me: preciso arejar. O passado incumbiu o presente de planear o futuro e este faz-se com este serzinho que tenho nas mãos e que me nasceu com a incumbência de recordar-me do essencial amor – que constrói as paredes verdadeiras.

Trinta dias dou ao meu patrão, nada mais. Já lhe dei muito. Não lhe darei mais nenhum minuto de sorriso, roubado na água fria com que lavo os pratos alheios todas as manhãs. Escreva-se na caixa registadora da vida o meu novo número de contribuinte, que passou a ser o infinito.
Há uns meses, no hospital, pensava – à beira de ultrapassar a idade que julgava ser o início do fim – que não iria ter mais forças para lutar. E daí esta criatura apareceu, no dia exato do meu quadragésimo aniversário, que eu pensava que tudo encerrava, mas que, na verdade, escancarava todas as portas.

O aviso prévio “é mais para mim do que para o meu patrão” disse ela ao seu bebé, que ria com o chocalho amarelo, azul e rosa na mão. O seu sorriso parecia assegurar à mãe que ficar desempregada não representava um perigo e que não havia risco naquele trapézio sem rede a amparar.
No fim daquele mês, com uma mochila numa mão, o filho na outra e com a voz afinada, regressaria ao mundo das artes, ao mundo da música. Aos quarenta anos tinha a irresponsabilidade suficientemente responsável para saber que o seu lugar era novamente no ponto de partida, a lutar pela vida que sonhava, porque apenas se vive uma vez.

Deixe uma Resposta

