O espelho

Havia uma mulher que não sonhava. No analista Amélia explicava “eu já não sonho, eu só pesadelo”. De entre uma panóplia inumerável de motivos horrendos que lhe atacavam o sono, destacava-se um velho vestido com um fato impecável, que dormia debaixo de uma ponte. Ele pegava-lhe as mãos, queixava-se das suas unhas não estarem pintadas e sugeria “há um livro: Mel da vida, de Bruillard de Melo, à venda na Livraria Pavorosa”. De seguida atirava-se para dentro de um buraco no passeio e puxava-a para dentro dele, pelo seu pé. Era um cenário de escuridão. Na última vez, ao acordar, Amélia tinha o seu pé ferido.

Numa sexta-feira do mês de dezembro Amélia decidiu preparar o novo ano de forma “diferente”, diria para a manicure que, explicando toda a vida pessoal de várias celebridades, lhe pintaria as unhas de cor-de-rosa.

Nesta mesma tarde, caminhando pela Rua de São Paulo, Amélia foi surpreendida pela chuva que abateu sem piedade, nem poesia. Abrigou-se num toldo que nunca tinha vislumbrado: Livraria Pavorosa, dizia, em letras vermelhas e fundo negro. Entrou e o ambiente não era nada pavoroso. Um jovem atraente dominava o balcão: “o que deseja para o seu mundo cor-de-rosa?”. “Mel da vida, de Bruillard de Melo”, respondeu. O rapaz trouxe o livro da prateleira.

“Agora talvez eu deixe de pesadelar”, desabafou Amélia olhando para um espelho estranho, ao fundo da livraria. Aproximou-se. Ele revelava um covil, onde o mofo espalhava-se pelos livros. Desvendou ainda o velho, com um fato elegante. Amélia assustou-se e virou-se para trás. O jovem dirigia-se a ela. Falou inicialmente com uma voz cansada e arrastada, que se foi enchendo de força ao proferir a seguinte frase: “No décimo capítulo Amélia entra no espelho. Estamos quase a lá chegar. Será aí o epílogo deste conto”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s