O tufão

A igreja branca ao fundo da paisagem plana e plena de verdes, amarelos e castanhos claros. Um abacateiro cheio de fruta madura, verde escura. Um poema era sobre o passado. O muro de uma casa nova: amarelo vivo nas paredes. Maçanetas fortes na janela. A porta de madeira, maciça, protegendo.

A igreja escurecida ao fundo da paisagem acinzentada. Uma árvore despojada de frutos e de folhas. O outro poema falava de futuro. O amarelo mortiço, quase branco, da parede que ruiu ali ao fundo. As janelas têm os vidros partidos, os acabamentos dilacerados. A porta não existe. O maciço é uma inexistência, o espaço vazio que ela ocupava.

Um poema para o passado. Outro para o futuro. “Onde fica o presente?”, perguntar-se-ia Romero. Fechava uma porta pesada, dava a volta a uma chave na fechadura barulhenta, mas funcional. O vendaval estava longe, ouvia nas notícias da radio. Sentia-se seguro na sua casa amarelada.

Chegaram umas gotas, batendo contra os vidros. O vento encanava na chaminé e parecia um suspiro queixoso, da realidade em mudança. A porta sólida não se mexia e as paredes ofereciam-se à luta, ao furacão que vinha pela pradaria que parecia ondular-se como o mar.

Romero apagou o fogo da lareira, para o fumo não voltar para dentro de casa, com o exterior tomado pela tormenta. Tranquilamente dirigiu-se para a mesa mais afastada das janelas. Ligou uma pequena vela, pegou na pena, na tinta e no papel. Chamou para junto de seus pés o cão, que mirava desconfiado para a tempestade e estava assustado com o sino da Igreja, que havia anos que não tocava.

Agora, Romero e a atmosfera, iriam escrever o terceiro poema. O poema épico do presente. O poema onde Romero enfrentava e vencia o tufão dos tufões.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s