Onde os terremotos das palavras brotam

– O tempo das flores passou, mas tu ainda estás aqui.
– Não, não estou. Estou onde os terremotos das palavras brotam. Talvez depois regresse.
– Estás aqui. Eu estou a ver-te, inteira. Com os teus gestos acertados, conseguintes.
– Acertados, lógicos, lá vem a parvoíce do fazer sentido. Não aprendes. Não aprendes?
– Aprender faria sentido, seria lógico. Estás a transformar-te numa enorme contradição.
– Uma contradição com tradição. Percebeste?
– Não desconverses. Estás aqui. Fora do tempo das flores, fora das leis. De que terremotos falavas?
– Os terremotos das palavras. Vêm a caminho, inúmeros. Não terás tempo para ler tudo. Aparecem todos ao mesmo tempo. Aconselho-te que escolhas algum, logo à partida. Se hesitas, se ficas a olhar, a sensação de perda a seguir é avassaladora, perturbadora. Ficas sem nada.
– Como sabes?
– Já passei por isto. Não consigo explicar. Fogem-me as palavras – todas querem juntar-se ao grande sismo.
– Lá estás tu sem fazer sentido.
– Lá estás tu, contido. Tens esta capa da razão a toldar-te os pensamentos. Estás preso nesta tua gruta. Tenta sair dela, antes do terremoto. O teto pode colapsar em cima de ti, com o peso das letras.
– Como posso proteger-me? Assustas-me.
– Não tenho qualquer dúvida que para defender-se de um acontecimento desta envergadura há uma fórmula. Tens de expor-te, sair da caverna. Agarrar algumas palavras, poucas. Abraças-te a elas com toda a força e deixas o turbilhão passar.
– Como escolho, ao calhas?
– Ao calhas aparecerão as únicas palavras passíveis de deixar-se encontrar. O tempo das flores já passou.
– E tu continuas aqui. Desencantada.
– Não vou recomeçar. Nem direi encantada.
– Sempre a desconversar.
– Sai da caverna. As nuvens de palavras estão a chegar. Vou para o olho do furacão. Anda comigo.

Deixe uma Resposta

