Algo

Amor. Benjamin acordara e esta palavra aguardava por si no espelho da casa de banho. Quem poderia ter entrado no quarto de hotel? A porta estava chaveada.

Antes do pequeno-almoço tentou explicar a uma camareira o que se passara, num português a tentar ser italiano. A resposta foi: “o pequeno-almoço está incluído na estadia”. O capuccino que tomou teve gosto de enigma. Mas teve de alhear-se para poder aproveitar a cidade das mil igrejas. Palatino, Aventino, tantas colinas, tantas pessoas e Benjamin sozinho. No Teatro de Marcelo lembrou-se da primeira vez que o viu, pensando que era o Coliseu. As ingenuidades adocicam os momentos e ficam para sempre. Fotografou tudo do seu regresso à capital italiana, menos o escorregão que deu nas escadarias da Praça de Espanha, que, potencialmente, o poderia ter morto.

Noite alta no Hotel, acordou assustado e foi verificar o espelho, consultá-lo. Sentiu-se como Grimilde, a bruxa de Branca de Neve – havia de partilhar isso com seu analista. Na manhã seguinte foi à Fontana di Trevi mandar dois euros e pedir em troca qualquer coisa, “algo” que o fizesse acreditar. Durou pouco o delírio, desfeito por um senhor quase disfarçado que, com uma pequena vareta, açambarcava moedas depositadas no chafariz. Benjamin confrontou-o e o senhor respondeu: “o que pediu? Solicite-me que eu próprio me encarrego”. Benjamin nem acreditava na sua boca, a proferir as palavras, “quero algo”, pediu. Voltou para o hotel envergonhado, desejoso de ir embora.

Jantava peru estufado com batatas cozidas. “Professor Benjamin, posso sentar-me consigo? Sou Clara, lembra-se da última conferência?”. Falaram toda a noite, saíram pelas ruas daquela cidade furacão.

Na madrugada, tocou o telefone do quarto. Clara não acordou quando Benjamin atendeu. Do outro lado disseram: “o espelho do seu quarto disse-me o “algo” que precisava. Benvenuto a Roma”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s