Um trompete no coreto

As mãos, estranhamente, tremiam. Armando Charistas, trompetista, nunca havia passado por isto. Mal conseguia pegar no trompete. Era impossível tocar uma única nota musical. Charistas acabara de fazer uma grande viagem, desde a Ilha Inquestionável até Lisboa. Seguira indicações precisas para chegar ao Largo do Coreto Secreto, a partir do Rua do Arco a São Mamede. Agora, junto à sede da sua nova orquestra, sentia que a tremedeira, que fora crescendo a cada quilómetro percorrido, estava num ponto quase irreversível. Decidiu que, apesar de estar tudo combinado para aquele dia, não poderia ir ao encontro de Lauratti Retorno, Maestro carismático da orquestra. O que o Maestro pensaria? Ponderou o que fazer enquanto olhava a praça vazia, secreta, de uma enorme beleza. Tinha fome e não queria circular por uma cidade desconhecida com o seu raro trompete. Subiu o coreto, sentindo a força daquele palco, imaginando-se como membro da banda. Ali o seu trompete estaria seguro. Mesmo que o encontrassem, ele seria guardado e respeitado pela banda. Deixou-o num canto que lhe parecia adequado e desceu as escadas, vagarosamente. As suas mãos tremiam muito, sentia-se estafado.

Desfez o caminho que o trouxera até ali. Passou pela vedação por onde entrara, na Rua do Arco à São Mamede. Caminhou alguns minutos e encontrou uma padaria, com pães quentes, na Rua da Rosa. Alimentado, adormeceu tranquilo, num banco da Praça do Príncipe Real. Era o primeiro descanso depois da viagem. Da Ilha até Lisboa não havia relaxado, nervoso com o primeiro ensaio.

Horas mais tarde acordou, sem ansiedade, sem tremor. Passeou pelo Bairro Alto, tirou fotografias, escreveu sobre a beleza da cidade. Acabou por ficar alguns dias nesta deliciosa rotina.

Uma semana depois, enquanto consultava o mapa para voltar ao Largo do Coreto Secreto, voltou a sentir o estranho tremor nas mãos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s