O regresso

Apresentou-se na festa com o fato cinzento impecável. Ninguém esperava por ele, como é óbvio. Muitos benziam-se. Ele, dado como morto, ressurgia, vindo não se sabe de onde.

O tom das pessoas para com a viúva modificou-se. O lamento pelo desaparecimento recente do marido esfumou-se. As frases gastas, traduzidas em “como gostaríamos que o Lionel estivesse aqui”, transformaram-se em “como é possível que Lionel esteja aqui?”. Ela não tinha resposta. Recusava-se a responder a tamanha mesquinharia.

Além de tudo, Lionel trazia na lapela o adereço que havia sido destruído pelo tiro que levara no coração. Estava intacto. E o fato estava limpo, sem nenhuma gota do Porto Ruby que o ex-defunto bebia, aquando do ataque contra si. A mistura do vinho doce com sangue espalhara-se pelo casaco, que ficara tingido de vermelho.

Lionel chegou e beijou a sua mulher, em choque e sem explicação para o sucedido. Para não piorar a situação, ela nada dizia. Lionel também não falava, perante as pessoas que foram percebendo do seu regresso ao mundo dos vivos. A música, claro, continuava. E a comida, também seguia, evidentemente. A nobreza da cidade, ali reunida, não pretendia que a festa, paga pelo magnata anfitrião, parasse por qualquer motivo que fosse.

Eram cinco da tarde quando Lionel dirigiu-se para a mesa das bebidas. Na semana passada, havia sido exatamente àquela hora que o encapuçado lhe tirara a vida com aquela bala: uma recordação tão dolorosa.

O empregado arrepiou-se ao ver Lionel aproximar-se. Nestes dias, ouvira vezes sem conta a história de sua misteriosa morte. Lionel lhe dirá: ouça rapaz, parece que viu um fantasma! Dê-me um copo de vinho do Porto. Mas, por favor, sirva-me um Porto Tawny. Da última vez que bebi um Ruby fui assassinado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s