Sonhou ser Fernando Pessoa

Aqui vai um primeiro post nesta rede social. As minhas primeiras linhas na realidade virtual. Dizem-me que será diferente ter amigos eletrónicos. A verdade é que, gostando dos novos que farei, até já tenho bastantes, incluindo os meus mais fiéis: Álvaro de Campos, Alberto Caeiro, Bernardo Soares e Ricardo Reis. Do Facebook talvez perceba o meu querido Alexander Search, por ser inglês. Mas se ele pedir para que eu lhe crie um perfil, penso que não o farei, para não ter de me desdobrar em outras tarefas para com os meus heterónimos. Imagino as horas que ficaria aqui, gerindo contas alheias pertencentes a mim próprio. Dizem, inclusive que isto é uma má prática na internet – poderia parecer que eram falsos perfis. Seriam falsos? Ou simplesmente seriam dos meus outros eus, ou os meus amigos imaginários? Fica a pergunta decisiva: os amigos virtuais não são também imaginários?

O Facebook abre novas possibilidades. Além dos queridos leitores poderem encontrar-me no Chiado, no café “A Brasileira”, convido-vos à leitura dos meus escritos aqui na minha página, no singular – e não nas páginas dos meus livros, no plural. Veremos se meus poemas irão resultar tão bem aqui como nos guardanapos de papel que uso tantas vezes como bloco de notas.

Por agora coloco um ponto final neste texto carregado de inícios. Perder-me neste computador, na internet, nesta falsa janela para o mundo, poderia ser fatal. Conto ser cuidadoso com os minutos gastos, para alimentar menos um possível vício. O pior nem seria este enredar num mundo que dizem ser uma teia em www. O pior seria virar completamente as costas à vida real, ao verdadeiro abraço de um amigo. O mais terrível seria perder, por mais de cinco minutos, a mais majestosa de todas as belezas: a cidade de Lisboa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s