Famílias

Joseph escrevia com o seu filho, Ismael, deitado no pé da cama. Madalena cantava com a sua filha, Mafalda, a caminhar pelo palco. Madalena ajudava Joseph nos seus livros. Acrescentava melodia e ritmo aos textos. Joseph contribuía com as rimas das canções de Madalena. Reforçava a poesia das suas letras. As crianças adoravam os seus pais. Gostavam de estar metidos naqueles universos todos. Dependendo do livro que o pai escrevia, viviam algo diferente. Dependendo das músicas que a mãe cantava, experienciavam um sentimento diverso. Era um mundo coeso aquele. Coeso numa dimensão diferente das que as famílias conhecem. Um mundo de portas e janelas abertas para jardins infinitos, variados, inesgotáveis.

Um dia Joseph e Madalena voltaram preocupados de uma reunião de pais. Perceberam que os outros meninos e as outras meninas não viviam aquilo que os seus filhos viviam. Madalena, eles vivem muitas abstrações, têm acesso a demasiadas artes, ficções. Não saberão viver a realidade. Ouviste a mensagem da educadora, certo?

Os filhos começaram a aprender novas competências. Aprenderam o que era conduzir um carro, como se construía uma casa, como se usava um telefone ou um computador. Os filhos não sentiram grande diferença, guardavam aquilo que lhes era oferecido.

Diferença sim, sentiam as pessoas. Quando Ismael, já adulto, levava alguém no seu automóvel, não era uma viagem convencional que as pessoas faziam. É um verdadeiro conto fantástico o que acontece, diria um dos seus amigos. Visitar Mafalda era também delirante – palavra escolhida por uma sua amiga – entramos numa pequena casinha, vista de fora, e lá dentro o espaço é gigantesco: um castelo medieval, adornado com as esculturas mais espetaculares.

Nunca vi na vida dos nossos filhos a influência das nossas artes, dirá Joseph a Madalena, que pensará este velho cegueta não é capaz de ver nada.

One thought on “Famílias

  1. Pingback: Famílias na Literalivre | take direto

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s