O envelope

O envelope estava fechado. Lacrado, com um selo em cera. Como remetente apresentava Serviços Administrativos da Ilha – Praça Grande, n.º 1 – Ilha Inquestionável.

Paul estava impressionado ao ver o seu nome como destinatário. Na noite anterior havia feito uma pesquisa na internet sobre a Ilha Inquestionável. Sobre a sua existência ou não. Nada de concreto havia, a não ser artigos especulativos. Mas hoje recebia esta carta, com esta origem. Estaria um pirata informático a vigiar-lhe o computador?

Outro detalhe era o de que o envelope, em sublinhado vermelho, dizia: só desfaça o selo num local com muito espaço! Com uma chamada de atenção tão definitiva, Paul estava receoso. O que um envelope podia conter que fosse necessário aquele alerta? Obedeceria ao aviso.

Paul sabia o lugar para onde deveria ir. Sentou-se em um banquinho do Parque Eduardo VII e, com a chave da casa, desfez o lacre. Por alguns segundos, questionou-se sobre o que haveria de especial naquele envelope, naquele papel azulado. Como se faz com qualquer carta, pegou nela para lê-la. Quase de imediato, o documento saltou-lhe das mãos.

Caído no chão, o papel desdobrava-se, multiplicava-se, potenciava-se, espalhava-se rapidamente. Algumas pessoas, entretanto, começavam a ver aquele movimento diferente acontecer. Paul perguntava-se sobre onde aquilo iria parar. Parecia ser uma caixa de Pandora em modelo de correios.

O processo interrompeu-se, sozinho, enquanto Paul teclava o 112 no telemóvel.

Curiosos juntaram-se. Muitos aplaudiram, pensando ser um truque de magia. Paul não olhava para as pessoas. Estava concentrado naquele enorme documento, ou cartaz, ou papel, que saíra do envelope. Era grande como um outdoor.

Enquanto Paul tentava compreender o conjunto, uma criança, numa das pontas, diria senhor, está aqui escrito: Mapa Completo da Ilha Inquestionável.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s