Copa 2018: Brasil

Sempre acompanhei os campeonatos do mundo de futebol. Sempre me apaixonei e  me emocionei pelo Brasil, com bom e mau futebol. Sempre desejei que ganhassem, mesmo com o pior futebol possível. Às vezes especialmente com o pior futebol que pudessem apresentar (que obviamente nunca permitiu alcançar um título).

2018 foi diferente. Aliás só hoje resolvi escrever sobre a copa do mundo.

Desta vez foi impossível entusiasmar-me com o Brasil. As ordens de razões misturam-se. 1. Temer não podia ter esta taça no seu mandato; 2. Neymar é um jogador demasiado irritante. Como Zico e Sócrates podem ter ficado sem uma copa e este fulano poder ganhar alguma? Já basta os jogos olímpicos. Sinceramente ainda tive uma esperança vã que ele me surpreendesse, fizesse alguma coisa bonita como o David Luis faria. Mas não há nada ali. Neste campeonato nem sequer futebol ele apresentou. Ficou famoso por se atirar no chão, queixando-se de faltas, mesmo inexistentes. 3. Os coxinhas tomaram para si a camisa amarela e eu apenas ficava mais ou menos satisfeito vendo a “canarinha” de azul. Não sei se há canários azuis… Mas o Brasil amarelinho dos patinhos que saiu para as ruas e fez o país voltar para os anos oitenta ainda está muito presente. Estragaram a camisa amarela pelo caminho. Agora é preciso um processo de reapropriação e recredibilização do uniforme do Brasil.

Claro que durante os jogos é difícil não torcer pelo Brasil (se bem que com todas estas contradições na cabeça). Assim tudo acabou por se resolver bem. A Bélgica é uma boa equipa para se perder, o Brasil não deu vexame (não era preciso ser 7-1), fez uma boa segunda parte (ia empatando) e Neymar confirmou que não merecia ganhar este mundial (apesar de haver bons jogadores nesta seleção).

É isso. Espero que em 2022 o Brasil seja outro, para melhor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s